sábado, 6 de junho de 2015

Momento de reflexão do que tem sido os últimos dias do Benfica e não só....

Não vou ser hipócrita e por-me aqui a tecer agradecimentos a Jorge Jesus pelos 10 títulos conquistados.

É verdade que esses títulos têm uma participação muito especial do ex-treinador do Benfica, melhor seria se assim não fosse, afinal era para isso que lhe pagavam, no entanto o mérito não pode ser só atribuído a ele. A Direcção em primeiro lugar deu-lhe todas as condições e mais algumas para que desenvolvesse o seu trabalho tranquilamente, e os jogadores sempre foram inexcedíveis na defesa do manto sagrado e foi esta relação que permitiu a todos enriquecer o seu currículo.

No entanto há aqui dois pontos a reter:

Se é verdade que nestes últimos seis anos, o número de conquistas foi significativo, também é verdade que a história do Benfica é feita de vitórias muito superiores a todos os outros concorrentes internos. Se esse espólio não fosse verdadeiramente grandioso à muito que já não éramos o maior clube nacional. A grandiosidade do Benfica vem desde a data da sua fundação, assente em princípios e vitórias que ainda hoje perduram.
Quanto ao treinador de futebol Jorge Jesus apenas tem 10 títulos conquistados, todos eles conseguidos no Benfica, todos eles conquistados ao serviço do clube que lhe deu todas as condições para o conseguir. Mérito para ele que utilizou bem os recursos colocados ao seu dispor e mérito também para quem conseguiu criar condições para que nada lhe faltasse.

Se o Benfica sempre foi gigante (mesmo em alturas de crise) antes de Jesus entrar, Jesus só é grande depois de ter tido a honra de treinar o Benfica.

Entramos aqui então num outro paradigma que é a diferença entre os que pensam que só porque têm Jorge Jesus é garantia de sucesso e os que pensam que para atingir o sucesso é necessário criarem-se bases sólidas para o atingir.

O Benfica é neste momento um gigante em movimento imparável, penso que entrou num ritmo de vitórias que muito dificilmente será travado, pois não acredito que só porque vamos mudar de treinador a dinâmica de vitórias se vai alterar. Basta para isso dar uma olhadela pelas modalidades e contemplar o ciclo vitorioso em que estamos imbuídos, para percebermos que o Benfica hoje é um clube com uma dinâmica de vitórias inigualável.

Deste modo considero que toda a estrutura montada no Benfica está preparada para receber um novo técnico e dar-lhe todas as condições para que o ciclo vitorioso se mantenha, obviamente que não poderá contratar qualquer "pedreiro".

Não vou perder grande tempo em tecer grandes comentários sobre quem gostaria de ver como próximo treinador, mas na minha modesta opinião penso que Marco Silva poderia ser uma boa solução, não por vingança, mas sim porque lhe reconheço qualidades para treinar um clube com tão grandes ambições.
Não querendo entrar em polémicas com outros Benfiquistas, outro poderia ser Vitor Pereira, a quem lhe reconheço também bastantes qualidades. 

Gostaria de tecer uma outra consideração, sobre a forma infame como Marco Silva foi escorraçado, por aqueles que se dizem uma referência do desporto nacional. Um clube que para não honrar os seus  compromissos pura e simplesmente rasga contratos, não é digno de qualquer tipo de credibilidade ou compreensão por parte de uma sociedade que se diz ser desenvolvida. Mas isso os tribunais e a justiça assim como os verdadeiros sportinguistas a seu tempo irão agir em conformidade, disso não tenho a menor dúvida.

Agora sobre falta de carácter de que a Direcção do Benfica acusa Jorge Jesus, parece-me ter toda a razão de ser. Pois se as noticias de que o ex-técnico não atendeu o telefone a LFV nem a Jorge Mendes se confirmarem verdadeiras, então o nosso presidente e toda a estrutura diretiva tem toda a legitimidade em se sentir traída, por alguém que sempre foi tratado com todo o respeito e que mesmo nas horas más ficou incondicionalmente a seu lado. O homem Jorge Jesus devia de ter sido claro nas suas intenções, penso que ninguém o iria criticar e demonstraria ainda a sua grandeza como pessoa, coisa que pelos vistos não tem...

Entendo ainda perfeitamente que todas as referências ao Bicampeonato nas instalações do nosso clube devem excluir Jorge Jesus pois não faz qualquer sentido estar a promover a imagem de um treinador de um clube adversário. Não vejo isso como falta de consideração, mas sim como algo lógico.

Só uma última referência: é mesmo uma grande canalhice que durante toda uma época o Benfica não fosse apelidado de Campeão Nacional e agora que o nosso ex-técnico que foi bicampeão pelo Benfica seja assim referenciado pelo jornal abola só porque foi para o sporting. É verdade, ele é bicampeão, como o é todo o plantel, direção, sócios e simpatizantes, mas na realidade quem é e deve de ser apelidado de Bicampeão é o SPORT LISBOA E BENFICA e não personalidades individuais, no máximo deve ser utilizado o tempo verbal no passado... Jorge Jesus foi Bicampeão Nacional pelo Benfica, já não o é, foi embora!! Na próxima época quem vais hostentar o símbolo de campeão são as nossas camisolas não os fatos que Jesus vestir.

Viva o Benfica!!


2 comentários:

  1. lá estamos nós com os 10 títulos.... tirando o campeonato e a taça Portugal o resto são peaners....já para não falar de 1 meia final da UEFA perdida, para um colosso chamado Braga e outra final perdida para outro colosso chamado Sevilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não vibraste com todas as conquistas do Benfica eu vibrei... além disso a história não se pode apagar... não se pode nem se deve!!

      Eliminar

O espaço é de partilha e de debate para Benfiquistas, deixem a vossa opinião, as vossas ideias... a Hora de Benfica é toda a hora!!