sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Benfica é muito mais que paixão, vai para além da nossa compreensão!!


Como sempre acontece quando o Benfica perde, ou alcança um resultado menos positivo, em termos desportivos parece que o mundo vai acabar.

O Benfica desperta paixões e ódios como nenhum outro em Portugal, tal como certamente acontece com outros grandes clubes no mundo, como o Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Liverpool, Milan, Juventus, Bayern, Boca Juniores, River Plate, Flamengo ou Fluminense nos seus respetivos países... pois em termos de grandeza e de paixão são com estes que nos compararmos, estes são os do nosso campeonato.

Se perguntarmos aos seu adeptos qual a competição que primeiro querem ganhar, por certo a maioria irá responder o campeonato do seu país, embora a exigência nestes colossos seja a de ganhar todas as competições em que estão envolvidos, mas a alegria suprema, aquilo que os deixa em êxtase é ficar à frente de todos os rivais internos, ser o melhor do seu pais!

Claro que alguns deles essencialmente pelo seu poderio económico o desejo da conquista doméstica é sempre acompanhada por vencer além fronteiras, embora esse desejo não é fácil de concretizar. Prova disso é o Real Madrid, que perseguiu a décima durante um bom par de anos e quando a conseguiu alcançar, o título interno foi para o rival da mesma cidade (curiosamente o finalista vencido). Se excluirmos as equipas do Barcelona de Guardiola e do Bayern de Jupp Heynckes que ganharam tudo o que era possível ganhar numa só época, o vencedor da Champions foi quase sempre uma equipa que não ganhou o campeonato interno. Normalmente são estes, os que têm os melhores e mais bem pagos artistas da bola que chegam a essas conquistas, tornando a tarefa dos outros a maioria das vezes inglória... acontece a cada 20 anos, que os quatro semi-finalistas são clubes medianos como aconteceu por exemplo em 2004, mas de lá para cá, qual foi o ano em que se juntaram quatro clubes da pequena e media burguesia da Europa do futebol? - nessa altura o Chelsea ainda não tinha o poderio que hoje em dia tem.

O Benfica se em termos de grandeza só tem comparação com os grandes colossos europeus, em termos económicos ficamos claramente em desvantagem, seremos por certo dos mais "pobres", mas mesmo assim em termos de ranking estamos no top five... Só isso revela a nossa grandiosidade. Alem disso, é na nossa equipa que nos últimos cinco/seis anos que os mais poderosos financeiramente, se vêm abastecer de futebolistas, pagando milhões de euros por atletas formados por nós, tornando difícil formar uma equipa estável por mais que duas épocas... Se ainda pudéssemos contar com Javi Garcia, Ramires, Matic, witsel, Markovic, Di Maria, Garay, David Luiz, Fábio Coentrão, Oblack ou Rodrigo... Se o Benfica pudesse pagar o que se paga por essa europa fora, teria uma equipa com cinco ou seis anos de rotinas, capaz de se bater de igual para igual, não com monacos ou zenits, mas sim com Barcelonas ou Reais Madrid... Aí é que está a grande diferença entre o Benfica e os outros...

É certo que fomos eliminados das competições europeias, que financeiramente foi um duro golpe para as contas do clube, nós adeptos ficamos tristes, porque pertencemos ao grupo dos que queremos ganhar sempre tudo... Mas realisticamente, no futebol como desporto que é, por vezes também estamos sujeitos a perder, a ser eliminados, a ficar de fora... foi o que aconteceu desta vez...

Mas a competição ainda não acabou, longe disso, as principais competições ainda estão a decorrer, e ainda estamos a defender os nossos títulos, sim para os mais esquecidos, somos os detentores de todos os títulos nacionais!!! 
Ainda que para alguns, que se auto-intitulam benfiquistas (duvido muito que o sejam), apenas vêm o copo meio cheio, e não perdem a oportunidade de atacar a equipa que lidera isolado o campeonato, sempre à espera de um resultado menos bom para destilar o ódio que lhes corre nas veias. Provavelmente não foram suficientemente amados enquanto pequenos e pensam que se consegue tornar o Benfica mais forte só na base da critica... Para eles a sua visão de Benfica e sempre a mesma... Se é vermelho devia de ser branco, se é branco devia de ser vermelho... São sempre do contra, criticando tudo e todos. Até os nossos adversários nos dão mais valor!!! 

São tão benfiquistas como eu sou lagarto!!!

Agora o mais importante é encarar o jogo com a Académica, como a oportunidade de demonstrar o que eu tenho aqui repetido... Em situações normais somos superiores a todos os adversários do nosso campeonato e com maior ou menor dificuldade iremos ganhar e arrecadar os três pontos, dando mais um passo em direção ao tão desejado bi-campeonato!!!

Viva o Benfica!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

O espaço é de partilha e de debate para Benfiquistas, deixem a vossa opinião, as vossas ideias... a Hora de Benfica é toda a hora!!