sábado, 25 de outubro de 2014

De Rui Costa a Markovic



Muito se fala de formação no futebol português, e muitas discussões há em torno de quem é melhor a formar jogadores, se Benfica, se sporting… os corruptos nunca são chamados para este tema pois nem as hienas cumentadeiras, nem tão pouco os talibans se “lembram” deles, ou então têm ordens para não se lembrar…

Começando pelos lagartos e pela sua bazofia de ser a melhor formação do Mundo e arredores… ora vejamos que últimos craques formados na sua tão famosa “academia”…

Figo, Cristiano Ronaldo, Nani, Quaresma ou Simão Saborosa refiro estes pois foram os que ganharam maior notoriedade, jogando nas maiores equipas do mundo.

Começando pelo Figo, que jogou no Sporting de 91 a 95, podemos dizer que a sua formação foi efetivamente feita no clube, saindo de lá (como o diabo foge da cruz) já como um dos melhores jogadores portugueses da sua geração…

Cristiano Ronaldo, fez uma época na equipa principal com 17/18 anos… a sua formação como jogador profissional foi feita no sporting, ou terá sido feita no Manchester United? Claramente que foi o Manchester que o tornou na máquina que hoje é… ao sair do sporting era apenas uma promessa, muito boa, mas apenas uma promessa.

Nani que fez parte do plantel principal durante 2 anos… Nunca se afirmou como titular absoluto no Manchester United, muito embora as inegáveis qualidades que possui, regressou agora por empréstimo.

Quaresma teve o mesmo percurso que Nani, mas em direção a Barcelona, sendo imediatamente recambiado para o porto no ano seguinte… sendo aí que realmente se fez notar.

Simão Saborosa em 3 épocas com a equipa principal, jogando como titular apenas nas últimas duas, sai também para Barcelona como promessa mas seria no Benfica e com a braçadeira de capitão, que se tornaria um dos melhores jogadores da sua geração… o sporting teve o condão de o descobrir…

Destes casos apenas o Figo, fez verdadeiramente a formação como sénior no clube e tornou-se um dos melhores jogadores Europeus da primeira década do séc. XXI … todos os outros fizeram-se jogadores noutros emblemas…

Quanto à tão propalada falta de capacidade da formação do Benfica, vamos lá a factos…

De Rui Costa, a Fábio Coentrão, a Di Maria, a David Luiz, a Javi Garcia, a Matic, a Rodrigo, a Garay, a André Gomes, a Markovic ou a Oblack…

Rui Costa começou com 3 épocas no Benfica saindo para um clube médio de Itália, por questões financeiras (melhor proposta para o Benfica não para o jogador) é apenas um dos melhores jogadores portugueses da sua geração, na minha opinião apenas superado por Figo.

Fábio Coentrão, seis anos ligado ao Benfica entre algumas épocas emprestado e outras como titularíssimo do Benfica, neste momento é a maioria de vezes titular do Real Madrid onde tem apenas a concorrência de Marcelo…

Di Maria, 3 anos como jogador do Benfica, foi titularíssimo no Real Madrid, assim como o é no Manchester United.

David Luiz, 5 anos de águia ao peito saiu para ser titularíssimo no Chelsea, como é agora no PSG…

Javi Garcia saiu para o Manchester City, foi campeão como titular e agora é titularíssimo nos novos ricos do Zenit.

Matic, veio para o Benfica com excedente do Chelsea, tornando-se num dos melhores médios centro da Europa, voltando para lá por uma pipa de massa.

Rodrigo rodou em Inglaterra fez duas boas épocas no Benfica e já é internacional AA Espanhol, não me parece que seja apenas pelo que tem feito no seu atual clube.

Garay, de excedentário no Real Madrid, a um dos melhores defesas centrais do Mundo.

André Gomes, sem nunca ter sido titular absoluto no Benfica, explodiu este ano no Valência, de onde vêm os ensinamentos?

Markovic e Oblack… deixei-os para o fim de propósito pois estes dois saíram com apenas uma época de Benfica, logo a sua formação não foi totalmente feita, (deram o passo maior que a perna) tanto é que não são titulares nos clubes que agora representam…

A conclusão a que chego, neste mundo cada vez mais globalizado, é que o sporting até descobria jogadores com algum potencial, principalmente em Portugal, mas com a exceção de Figo, quem tirou o verdadeiro rendimento deles foram outros clubes.

Enquanto o Benfica, para alem de conseguir descobrir bons valores tanto em Portugal, como por esse mundo fora, potencializa-os, transformando-os em verdadeiros idolos do mundo Benfiquista, sairam craques titulares nas melhores equipas europeias.

Agora deixo a questão…

Quem melhor forma jogadores em Portugal?

Parece-me que os factos estão bem evidentes…

Podem dizer “ah mas neste momento, na equipa do sporting jogam um data de jovens que são produto das equipas jovens”
Pois jogam, mas só por falta de capacidade económica para conseguirem melhores jogadores, pois nenhum dele seria titular em nenhuma equipa de topo.

Viva o Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

O espaço é de partilha e de debate para Benfiquistas, deixem a vossa opinião, as vossas ideias... a Hora de Benfica é toda a hora!!